quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Propellerheads - Reason 3.0

Reason 3.0 – Mais seria: pedir demais!




Para quem ainda não conhece, o Reason é um clone virtual de um estúdio real.
Este software que emula a 100% o Hardware mais utilizado hoje em dia em produção, vai ao pormenor de se verem, por exemplo, as ligações dos cabos na traseira dos aparelhos, ou o destarrachar dos parafusos do rack (dica: experimentem no Sub tractor!) desafiando novas possibilidades de se produzir musica em qualquer lugar ou circunstancia (até num WC com um portátil!?) e com a grande vantagem de não acumular pó nas maquinas ou de se torcerem cabos...!

No Reason encontramos todo o tipo de equipamentos. Desde os mais usados em estúdios de produção musical profissionais, até caixas de ritmos, sintetizadores analógicos, samplers, processadores de efeitos, enfim um panóplia de aparelhos virtuais que combinados e devidamente afinados na mesa de mistura, possibilitam-nos produzir qualquer estilo musical, desde fado electrónico a rancho-digital...you name it!!

O novo upgrade 3.0 para o Reason vem revolucionar uma vez mais a nossa forma de trabalhar, usando um refinado e ainda mais completo, estúdio virtual no nosso MAC ou PC.

As novas capacidades para configuração dos equipamentos, a qualidade do áudio, os bancos de sons, o processamento de sinal, as aplicações para controle remoto, além de novas facilidades gerais na utilização do mesmo, fazem do Reason 3.0 o upgrade obrigatório para qualquer produtor de musica usando tecnologia seja para uso em estúdio ou para aplicações ao vivo.

Novidades, novidades...


Combinator – O Combinador!

A terceira versão do Reason foi substancialmente melhorada para performances ao vivo, permitindo através do Combinator, um dos novos módulos apresentados, guardar combinações/configurações de instrumentos , efeitos, sequênciador de patterns, etc.Carregar instrumentos já com os efeitos asignados ou por exemplo ter dois sintetizadores interligados fazendo multi-layers (varias camadas de som) passa a ser francamente fácil, nesta nova versão do Reason. O Combinator permite uma maior facilidade de utilização e construção de sons para além de módulos de síntese/sampling mais complexos, isto para quem tiver “unhas para ele” é claro!





Mclass – Um toque de Classe.

Após inúmeras sugestões de utilizadores profissionais avançados, a propellerheads finalmente decidiu-se por apresentar uma solução de mastering profissional para dar aquele acabamento hi end ás musicas produzidas via Reason. O MClass é composto por vários módulos e pode ser qualitativamente comparado ao que há de melhor no mundo físico. Como características principais apresenta-nos um equalizador paramétrico de 4 bandas com Shelving, um processador stereo, um fantástico compressor e um maximizer com limitador.

Designado como suite de Masterização pela PropellerHeads, o Mclass é simples de compreender e de usar (para quem tiver um mínimo de conhecimentos na área é claro), e os resultados apresentam qualidade de nível superior.

Resumindo o Mclass é a resposta para quem procura dar ao seu som um acabamento de luxo.


Equalizer - O Equalizador




Stereo Imager - Expansor de campo Stereo

Permite o ajuste das frequências baixas (podendo torna-las mais “mono”) e altas (possibilidade de “expansão”).




Compressor – O Compressor

Permite-nos adicionar mais “detalhe” ao som. Tem uma banda apenas, mas dispõe de side-chain para aplicação de técnicas de compressão mais avançadas como ducking ou o de-essing.




Maximizer – Puxa pra cima

O Maximizar oferece um excelente limitador sem comprometer a qualidade do som.
Permite-nos puxar pelas características do som sem nunca o estragar.




Micro Mix – Mesa de mistura

A micro-mesa de mistura, serve como expansão à mesa principal. Pode por exemplo ser usada como mesa de sub-mistura ou de grupos. Oferece-nos 6 canais stereo, mute, solo, panning e sends por canal.


Fonte: DancePlanet.com